A Palavra que Alimenta

27/09/2011 15:46

 Outro simbolismo precioso encontrado no lugar Santo eram os doze pães da proposição. Jesus é chamado o pão da vida, então os pães também apresentam nosso Salvador no Santuário. Assim como o trigo tem que sere triturado para ser utilizado na elaboração do pão, Cristo foi moído pelas nossas transgressões para alimentar a nossa alma. Mas, é na Bíblia que nosso Salvador é apresentado e através dela nos alimentamos de Cristo e de seu plano de redenção. Por isso, a Palavra de Deus é também adequadamente representada pelos pães do Santuário. A presença constante daqueles pães indica que devemos alimentar-nos diariamente de Sua Palavra.

 

 

Os pães da proposição representavam a provisão constante de Deus para o alimento de Seu povo. Jesus é o pão da vida. É em Sua Palavra que O encontramos e conhecemos o Seu plano de salvação para nós. Por isso, é que os pães da proposição estão relacionados com Jesus e Sua Palavra (Mateus 4:4).

 

* Que benefícios recebem aqueles que examinam a Palavra de Deus? Jeremias 15:16; 2 Timóteo 3:16

 

Quando iniciamos o dia sem comunhão e adoração, temos um dia de desânimo e ansiedade, um dia perdido. A comunhão deve ser diária, pois a de ontem não vale para o dia de hoje e assim por diante. Todos os dias levantamos vazios, vulneráveis e fracos espiritualmente. O estudo diário da Bíblia nos ajuda a experimentar o poder de Deus (Mateus 8:8), vencer as tentações que nos sobrevêm diariamente (1 Coríntios 10:13), desenvolver as virtudes cristãs (Gálatas 5:22-25) e testemunhar de Cristo (João 8:31). Ela ainda ensina, repreende, educa e corrige, proporcionando um crescimento equlibrado ao cristão.

 

  • Qual foi a experiência do eunuco com a Bíblia? Atos 8:26-31

 

Ao longo da história, o tema da interpretação bíblica tem desafiado até as mentes mais brilhantes. A própria Bíblia se explica e não o ser humano. Um texto lança luz sobre outro texto; uma passagem explica outra passagem (Isaías 28:10). O próprio Jesus utilizou esse método, ao esclarecer aos discípulos no caminho de Emaús o tema do Messias (Lucas 24:27). A razão da existência de muitas religiões, embora todos utilizem a mesma Bíblia, está na utilização de conceitos meramente humanos para interpretá-la.

 

  • O que os bereanos faziam diariamente com a Palavra de Deus? Atos 17:11

 

1. Estude a Bíblia com o coração aberto. Se você meditar nas Escrituras com o coração e a mente abertos, e orar, o estudo se torna um contato pessoal com Jesus (João 16:13-14).

2. Ao lê-la, deixe que a Bíblia fale por si mesma. Pergunte: o que o escritor bíblico queria dizer? Ao meditar sobre o que o texto significa, você poderá aplicá-lo de maneira inteligente à sua vida.

3. Ouça enquanto Deus fala com você atravé de Sua Palavra. Se uma pessoa deseja conhecer a verdade bíblica sobre determinado assunto, ele ou ela precisa estar desejoso de seguir o que as Escrituras ensinam (João 7:17), e não o que alguém pensa ou o que é ensinado por alguma igreja.

 

 

  • Qual é o “melhor momento” do dia para nos dedicarmos à comunhão pessoal com Deus? Salmos 5:3

 

“Devemos refugiar-nos na Palavra de Deus e na oração; cumpre-nos fazer disto nossa primeira ocupação” (Testemunhos Seletos, v. 1, p. 333). Separe a primeira parte de cada dia para o estudo das Escrituras e a comunhão com Deus, pois o estudo da Bíblia Sagrada nesse horário ativa a mente, robustece o caráter segundo a semelhança divina. Assim teremos força espiritual, cresceremos no favor de Deus. Ao buscarmos a Deus em primeiro lugar as demais necessidades serão supridas segundo a sua graça (Mateus 6:33).

 

  • O que deus espera de seus filhos quando fala com eles através das Escrituras? Hebreus 3:15

 

Quando o crente hesita, evita e resiste relacionar-se com Cristo, sua mente torna-se obscura e, aos poucos, a porta do coração é fechada ao Espírito Santo. Infelizmente, para tal cristão o sangue de Cristo perdeu seu valor (Hebreus 10:26). Não é Deus quem se afasta do ser humano, o homem é quem se afasta dEle e já não Lhe ouve a voz. Entretanto, se estivermos dispostos a seguir a voz de Deus, passo a passo, trilharemos o caminho da santificação. Esse processo que nos envolve desde o momento em que aceitamos a Cristo como salvador, culminará com a volta de Jesus, quando seremos então glorificados.

 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”