Conhecendo a Bíblia

28/07/2011 20:28

 

A palavra Bíblia vem do grego Bíblion e significa "coleção de livros". Ela é o livro mais traduzido (completa ou em porções para mais de 2.400 línguas e dialetos) e o mais vendido, porém o menos compreendido pelas pessoas. Contém 66 livros, 1.189 capítulos e 31.173 versos. O Antigo Testamento (AT) possui 39 livros e foi escrito em hebraico e aramaico. O Novo Testamento (NT) contém 27 livros, e foi escrito em língua grega. Nenhum livro foi jamais tão amado, tão odiado, tão reverenciado e tão execrado como a Bíblia. Muitas pessoas foram mortas em favor dela, outras mataram por sua causa. Sua veracidade é confirmada pela história, arqueologia, profecias e vidas que foram e têm sido transformadas após seu estudo e compreensão.

* Quem é o autor da Bíblia? 2 Pedro 1:21

 

Escritores: Cerca de 40 pessoas escreveram a Bíblia. Mas há um só Autor: O Espírito Santo. Entre os escritores, destaca-se Lucas, médico; Paulo, filósofo; Daniel e Moisés, estadistas; Davi e Salomão, reis e um simples homem do campo como Amós.

Dois tipos de materiais eram usados para escrita dos livros da Bíblia: Papiro (um tipo de planta) e Pergaminho (couro de animal). Moisés, através do dom de profecia, escreveu o livro de Jó, por volta de 1.450 a.C., e o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio) durante a caminhada para a terra de Canaã, entre 1.447-1.407 a.C. O primeiro livro a ser escrito no Novo Testamento (NT) foi o Evangelho de Marcos, cerca de 44 d.C. A última parte da Bíblia a ser escrita foram as cartas de João, em Éfeso, entre os anos 90-96 d.C., e o Evangelho de João, perto do ano 100 d.C. A Bíblia toda foi escrita num período aproximado de 1.600 anos.

Canonização: Processo mediante o qual foram reunidos e selecionados os livros da Bíblia. Acredita-se que Esdras e Neemias organizaram o Antigo Testamento, por volta do ano 430-420 a.C. No século IV d.C. um grupo de teólogos fechou o cânon do Novo Testamento e, nos concílios de Hipona (393 d.C.) e Cartago (397d.C.) o cânon foi ratificado.

Divisão em capítulos: Eutálio, diácono de Alexandria (459 d.C.) e, depois Lanfron, Estevão Langton e Hugo de Saint (séc XI e XII d.C.).

Inserção dos versículos: Influenciado pelo trabalho dos massoretas no AT, Roberto Stéfano, famoso impressor francês dividiu em 1.548 o AT e em 1.551 o NT.

No início da década de 1.450, o alemão Johanes Guttemberg inventou a primeira imprensa da história, e a primeira obra a ser impressa foi uma Bíblia. Antes desta data, ela era copiada à mão.

Divisões:

História: de Gênesis a Ester + Atos = Relatos sobra a criação, queda do homem, o período dos patriarcas, o surgimento do povo de Israel, dos reis e outras histórias. Atos, escrito por Lucas, registra o início da história da Igreja Cristã.

Poesia: de Jó até Cantares de Salomão = Escritos em linguagem poética.

Profecia: Isaías a Malaquias + Apocalipse = Escritos em linguagem profética. São divididos em profetas maiores e menores. Os profetas maiores são os que escreveram livros com maior número de capítulos, como Isaías e Jeremias. Os profetas menores escreveram livros com um número menor de capítulos como Naum e Malaquias. Grande parte do conteúdo profético foi escrito utilizando-se linguagem simbólica.

Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João = Relatos sobre a vida de Jesus.

Cartas: de Romanos a Judas = Endereçadas a pessoas ou igrejas, tendo objetivo de aconselhar, exortar, etc. O apóstolo Paulo escreveu 14 delas.

Revelação progressiva: Deus revela suas verdades pouco a pouco, conforme nossa capacidade de compreensão e necessidade. Paulatinamente, novas verdades eram reveladas.

 

* Que promessas Deus tem para aqueles que estudam Sua Palavra? João 5:39; Ezequiel 36:26; Isaías 43:25; 41:10

* Em nome de quem os escritores nos deram a Bíblia? 2 Timóteo 3:16-17

* O Espírito Santo inspirou as mensagens dadas nas Escrituras. Como nós podemos estar certos disso? Jeremias 15:16

* Como Deus considera aquele que lê e pratica os ensinos bíblicos? Apocalipse 1:3

 

A mente se dilatará, caso se empregue em descobrir a relação dos temas bíblicos, comparando texto com texto, e coisa espirituais com outras espirituais. Penetrai além da superfície; os mais preciosos tesouros do pensamento aguardam o hábil e diligente estudante. Review and Herald, 17 de julho de 1888.

Compromisso de fé: Desejo conhecer mais a respeito do plano de Deus para minha vida através de Sua Palavra.

 

Extraído de "Estudo Bíblico: As revelações do Santuário."