Deus e a Criação

28/07/2011 20:30


A preocupação do ser humano quanto à sua origem levou-o a elaborar as mais diversas teorias na tentativa de solucionar esse enigma. Entretanto, para os que creem na Bíblia não restam dúvidas, ela deixa claro que Deus é o Criador. Não se demora em explicações científicas ou filosóficas. Declara simplesmente que houve um  início de todas as coisas, produzido por um Ser que idealizou este planeta, planejou-o e o fez em seis dias literais. Tudo saiu das mãos do Criador com a perfeição de uma obra acabada, pra ser desfrutado por criaturas com livre arbítrio, mas, que O adorassem e O obedecessem em um amorável relacionamento. O Jardim do Éden tornou-se um santuário para a comunhão diária entre Criador e criaturas. Vejamos o que a Bíblia afirma sobre o início de todas as coisas.

•    Como ocorreu a criação do mundo? Gênesis 1:1-2; Salmos 33:6 e 9

•    Veja a sequência das coisas criadas em Gênesis 1.
1° dia – versos 3 a 5
2° dia – versos 6 a 8
3° dia – versos 9 a 12
4° dia – versos 16 a 19
5° dia – versos 21 a 23
6° dia – versos 24 a 31
7° dia – Gênesis 2:1-3

O mundo foi criado por Deus em seis dias literais de 24 horas (A palavra hebraica para “dia” na expressão “tarde e manhã, o primeiro dia” é yom, que significa um período de 24 horas quando é acompanhada de numeral ordinal). Muitos acreditam que o mundo foi formado em longos períodos de tempo, esse conceito é chamado de Evolucionismo e exclui Deus de Sua autoridade de Criador.

•    Qual era a condição do homem ao ser criado? Gênesis 1:26; Hebreus 2:7 e 8

É maravilhoso sabermos que não somos frutos do acaso e que temos o Criador que nos ama. Deus criou o Universo, um planeta organizado para morarmos. O livro de Isaías afirma que Deus criou os céus (...) e  formou a Terra. Não a criou para ser um caos, mas para ser habitada (Isaías 45:18).

•    No princípio, qual era o local em que Deus se encontrava com seus filhos? Gênesis 2:8; 3:8

Deus estabeleceu o Jardim do Éden como um santuário, para manter comunhão com suas criaturas e ali ser adorado como Criador e Senhor.

•    Onde podemos encontrar evidências da existência de Deus? Salmos 19:1-4; 139:14; Isaías 40:26

Após a entrada do pecado, o homem não pode mais vê-Lo, e ouvi-Lo ou tocá-Lo, mas Deus deixou muitas evidências de Sua existência. Alguns as chamam de “pegadas de Deus na Terra”. Ao contemplarmos a natureza podemos perceber um projetista inteligente (Romanos 1:20). A natureza revela a existência de Deus e Seu poder, na natureza Deus demonstra Seu amor.

•    Qual o convite do Criador? Apocalipse 14:6 e 7

Adorar a Deus, reconhecendo-O como único, estaremos seguros contra as armadilhas do nosso inimigo.

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”.