O dom de profecia

12/08/2011 11:01

 Quando Adão e Eva pecaram sua primeira atitude foi esconder-se de Deus. Foi o Criador quem tomou a iniciativa de reatar o relacionamento com suas criaturas desobedientes. Mas o privilégio de conversar com Deus face a face foi perdido com a entrada do pecado. A partir dos patriarcas, Deus concedeu o dom de profecia a homens e mulheres para enviar mensagens específicas aos seus filhos. Eles recebiam a comunicação da parte de Deus, através de sonhos, visões ou outra manifestação e a transmitiam em uma forma compreensível, falada e escrita, tornando conhecidos Seus planos e Sua vontade.


 

  • Como Deus se comunicava com o ser humano no começo do mundo? Gênesis 3:8-10

No plano original havia comunicação direta entre Deus e o ser humano, no jardim do Éden, o primeiro santuário de Deus. “Aquela comunhão com o seu Criador, face a face e toda íntima, era o seu alto privilégio. Houvesse ele permanecido fiel a Deus, e tudo isto teria sido seu pra sempre” (Educação, p.14).


 

  • O que interrompeu essa comunicação pessoal? Isaías 59:2

“Desde a queda o homem já não podia encontrar alegria e prazer na santidade, e procurou esconder-se da presença de Deus. Esse é ainda hoje o estado do coração não convertido. Não está em harmonia com Deus e não encontra prazer em ficar perto dEle” (Caminho a Cristo, p. 17)

Lúcifer, querubim cobridor no Santuário Celestial que se rebelou contra Deus, levou o ser humano ao pecado, interrompendo o relacionamento direto que este mantinha com Deus.


 

O pecado impossibilitou o acesso direto a Deus face a face. Mas, Deus em Seu infinito amor manteve essa comunicação de maneira indireta através dos profetas e sacerdotes. Os sacerdotes recebiam revelações de Deus através do Urim e Tumim (duas pedras localizadas no peitoral da veste sacerdotal). Os profetas recebiam as mensagens divinas através de sonhos e visões (Números 12:6; Amós 3:3), com o objetivo de receber e apresenar a vontade de Deus para a humanidade. Estas revelações foram escritas e hoje constituem a Palavra de Deus.


 

  • O que o profeta deveria fazer ao receber a revelação de Deus? Isaías 30:8


     

Por quase 1.650 anos (de Adão até o dilúvio) não existia a Palavra de Deus escrita. As revelações eram transmitidas oralmente. Com o passar do temo surgiu a escrita e as Palavras do Senhor passaram a ser registradas pelos profetas. Assim surgiu a Bíblia Sagrada, para preservar perpétuamente a vontade de Deus para o Seu povo.


 

  • Quem guiou os profetas ao escreverem a Bíblia? 2Pedro 1:21


     

Deus inspirou a mente do profeta, e não as suas palavras. A mensagem era recebida através de sonhos e visões e depois expressa pelo profeta com suas próprias palavras. O conteúdo é de Deus, as palavras variam de acordo com contexto e cultura do escritor bíblico. Sendo assim, entendemos que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus na falível palavra do homem. A Bíblia não contém a Palavra de Deus, ela é a Palavra de Deus.


 

Isaías 28:10 apresenta a maneira correta de se entender a Bíblia: “Porque é preceito sobre preceito, regra sobre regra, um pouco aqui e um pouco ali”. A Bíblia é sua própria intérprete. Devemos escolher um tema e buscar passagens que tratam do mesmo assunto. Quando Jesus esteve na Terra usava somente o Antigo Testamento, pois o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito foi o evangelho de Marcos, por volta do ano 44 d. C, treza anos após a ressurreição de Cristo.


 

Não é suficiente ler a Bíblia. É necessário conhecê-La através de estudo diligente e disposição para seguir seus ensinos. Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). A verdade não está apenas em um verso da Bíblia, mas no conjunto de seus ensinos.


 

Tornar-se praticante da Palavra de Deus e fazer a Sua vontade é um convite à eternidade: “Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência, aquele, porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (I João 2:17).

 

Extraído de "Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário"