O Incenso Suave

22/09/2011 15:46

No lugar Santo, diante da cortina, o mais próximo possível da arca, estava o altar de ouro para o incenso. Os aromas delicados e valiosos, que ele emanava dia e noite, alcançavam o lugar Santíssimo, perfumando todo o ambiente. O simbolismo é impressivo porque representa a imagem de nosso Redentor, como Mediador, apresentando diante do Pai, os méritos do seu sangue, colocado nas pontas do altar, junto com as orações dos filhos de Deus. Por isso, as preces devem ser feitas em nome de Jesus. Note-se que a própria posição do altar mostra o desejo de Deus de estar próximo do pecador arrependido para ouvir suas petições, perdoá-lo e atender suas necessidades. Antes de falarmos com Deus, ouçamos Sua palavra nos ensinamentos sobre a oração.

 

 

O incenso significa a oração dos santos subindo ao Céu e a intercessão contínua de Cristo por nós.

 

  • O que Jesus está fazendo a nosso favor no Santuário Celestial? Hebreus 4:14-16

 

Jesus é o único que nos representa junto ao Pai, por ser Senhor e Salvador (I Timóteo 2:5). A mediação de Cristo é a única capaz de ser aceita pelo Pai, porque está apoiada no sacrifício vicário de Seu imaculado Filho. A oração intercessória fazia parte da prática da Igreja Cristã primitiva (Atos 12:5,12).

 

  • Que pedido fizeram os discípulos a Jesus? O que isso nos ensina? Lucas 11:1

 

Oração é o abrir do coração a Deus como um amigo. Através da oração compartilhamos nossos sonhos, apresentamos petições e recebemos o poder do Espírito Santo. Nesses momentos finais da história devemos estar atentos aos obstáculos que nos afastam da prática: sono, televisão, diversões impróprias, computador, falta de disciplina, preguiça, auto-suficiência. Nós sempre encontramos tempo para aquilo que realmente consideramos importante. Para Lutero, quanto mais atividades, mais tempo deveria ser gasto em oração. Ele afirmou: “Na verdade tenho tanto trabalho a fazer que passarei as primeiras três horas do dia em oração.”

 

 

Deus conhece a nossa necessidade, mas memo assim deseja que nos comuniquemos com Ele por meio da oração. Ele deseja que Lhe apresentemos nossas petições e que perseveremos na oração, sem repetir frases vazias e decoradas.

 

 

Esse é o modelo de oração apresentado por Jesus. Nele, encontramos todos os elementos necessários para uma comunicação apropriada com Deus.

 

 

Nem sempre Deus dá aquilo que queremos, mas sempre o que precisamos. O propósito da oração não é obter aquilo que desejamos, mas aprender a desejar aquilo que Deus tem para nós. A oração não deve ser ocasional, ou circunstancial, mas sim, um estilo de vida.

 

 

Se mantivermos pensamentos pecaminosos premeditados, espírito de rebelião, desejo de vingança, rejeição da lei de Deus, a linha de comunicação por meio da oração será interrompida (Salmos 66:18). Gritaria nos cultos entristece o Espírito Santo (Efésios 4:30-31). Rezas repetidas tiram a intimidade com Deus (Mateus 6:5-7). Falta de ordem e decência nos cultos atrapalham a verdadeira adoração (I Coríntios 14:40).

 

“Não há tempo nem lugar impróprios para erguer a Deus uma prece. Nada há que nos possa impedir de alcançar o coração no espírito de oração sincera. Entre as turbas de transeuntes na rua, em meio de uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, rogando a direção divina. Devemos ter constantemente aberta a porta do coração, erguendo sempre a Jesus o convite para vir habitar nossa alma, como hóspede celestial.” (Caminho a Cristo p. 99)

 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”