Salvação pela graça

03/12/2011 21:02

A pergunta feita por Bildade, um dos amigos do patriarca Jó, traduz uma pertinente inquietação humana: “Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher?” (Jó 25:4). E a realidade é que, sendo pecador, o ser humano não pode se tornar justo por si mesmo, nem obedecer aos justos requerimentos de Deus. Noutras palavras, não pode salvar-se por seus méritos. Estaria, então, o homem irremediavelmente perdido? Não. Felizmente, existe esperança. Cristo proveu um caminho de escape, e nós o encontramos descrito na Bíblia.

 

1 – Como ocorria a salvação, segundo o Antigo Testamento? Gênesis 6:8; 15:6; Salmos 6:4; 13:5; 86:15

A salvação, no Antigo Testamento era unicamente pela _______.

 

2 – De acordo com o Novo Testamento, como podemos ser salvos? Atos 15:11; Efésios 2:8; Romanos 3:24; 1João 5:11-12

A salvação no Novo Testamento é pela _______. O plano de salvação do Antigo Testamento é continuado no Novo Testamento. Na Bíblia existe apenas um método de salvação (1Pedro 1:18-20; Apocalipse 14:6; Gênesis 3:15).

 

3 – Que Jesus fez para nos salvar? Hebreus 9:22; Romanos 5:8

Jesus nos salva através de Sua _______ na cruz.

 

SEIS PASSOS QUE CONFIRMAM A SALVAÇÃO:

Atos 16:31; 4:12 – Devo crer em _________, como meu Salvador.

Atos 3:19 - ________ e _________.

1João 1:9 - ___________ os pecados.

Mateus 19:16, 17 – Seguir os ___________.

Marcos 16:16 – Ser __________ por imersão.

Mateus 24:13 – Ser ______ é continuar praticando o que aprendeu, é a capacidade de continuar, apesar dos obstáculos que encontramos. Devo perseverar na comunhão com Deus, através do estudo da Bíblia e da prática da oração.

 

“EM infinito amor e misericórdia, Deus fez com que Cristo, que não conheceu pecado, Se tornasse pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus. Guiados pelo Espírito Santo, sentimos nossa necessidade, reconhecemos nossa pecaminosidade, arrependemo-nos de nossas transgressões e temos fé em Jesus como Senhor e Cristo, como Substituto e exemplo. Esta fé que aceita a salvação, advém do divino poder da Palavra e é o dom da graça de Deus. Por meio de Cristo, somos justificados, adotados como filhos e filhas de Deus, e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito, nascemos de novo e somos santificados; o Espírito renova nossa mente, escreve a lei de Deus, a lei de amor, em nosso coração, e recebemos o poder para levar uma vida santa. Permanecendo nEle, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no juízo.” Nisto Cremos, p.168

 

Recapitulação: A salvação em toda a Bíblia é pela ______. Para nos salvar, Jesus morreu na ______. O primeiro passo que confirma a salvação é ______ a Cristo. O segundo passo é _______ e ______. O terceiro passo é a ______ dos pecados. O quarto passo é amar a Jesus e ____ os Seus mandamentos. O quinto passo é ser _______ por imersão como foi Jesus. O sexto passo é ser ______, ou seja, persistir. Em que devemos perseverar? _______.