A contaminação do Santuário

31/07/2011 09:38

Além do Jardim do Éden ser um ponto de encontro entre Deus e seus filhos, o próprio ser humano é considerado por Ele um santuário para a Sua Habitação. Ao contrastar a perfeição original com a realidade atual de degeneração e degradação, tanto na natureza quanto no homem, há a constatação inevitável de que algo aconteceu para mudar esse quadro de perfeição. A Bíblia descreve esse acontecimento e revela que o mal teve sua origem no próprio céu e transferiu-se para a Terra, no Jardim do Éden, afetando o ser humano e a natureza. Contudo Deus não desistiu de sua criação, iniciou imediatamente o processo de purificação dos santuários afetados. A seguir estudaremos os detalhes bíblicos da queda do ser humano e a atitude de Deus.

 

*        Qual era a função de Lúcifer no Santuário Celestial? Ezequiel 28:14,15 e 17

 

Querubim da Guarda é uma tradução da palavra hebraica sokek, que significa “cobridor”. Lúcifer era o anjo cobridor da lei de Deus, atuando no lugar Santíssimo do Santuário Celestial. Era o mais importante anjo do Céu, o guardião da lei.

 

*        O que a Bíblia revela sobre Lúcifer e sua Rebelião? Isaías 14:12-14

 

O mal se originou no coração de Lúcifer (Apocalipse 12:7-9). A rebelião de Lúcifer é um mistério e, infelizmente, Satanás não atua sozinho. Ao ser expulso do Céu arrastou consigo a terça parte dos anjos (Apocalipse 12:3-4)

 

*        Qual a consequência da rebelião de Lúcifer no Céu? Ezequiel 28:16-17; Apocalipse 12:7-9

 

O Monte Santo de Deus é uma referência bíblica ao Santuário Celestial. Satanás atentou contra o Santuário ao difamar o caráter de Deus. Mas ele foi expulso de lá juntamente com os anjos que o seguiram. Seu propósito satânico de ocupar o Lugar de Deus transferiu-se para a Terra.

 

*         Qual foi a estratégia de Satanás para introduzir a rebelião na Terra? Gênesis 2:16-17; 3:4

 

Lúcifer, não tendo êxito em perpetuar sua rebelião no Santuário Celestial, veio atacar o ser humano no Jardim do Éden, o outro santuário de Deus. A estratégia utilizada foi semear a dúvida no coração de Eva. Pelo engano, levou-a a duvidar de Deus e a desobedecê-lo. Ao pecar tornou-se um agente de Satanásna rebelião, levou Adão para o mesmo caminho e provocou como resultado do pecado a morte (Romanos 6:23). Após a queda, o homem ficou sob a condição de não mais poder ver a face de Deus (Isaías 59:2).

 

*         Qual é o efeito do pecado na natureza humana? Romanos 3:10-12

 

A natureza humana ficou propensa ao mal. O homem perdeu a intimidade com Deus e a imortalidade que eram condicionais à obediência. O homem ficou preso às cadeias de uma vontade corrompida. Dessa forma, o santuário de Deus (I Coríntios 6:19) foi atingido e, a comunhão direta com o Criador foi interrompida. A partir de então, só é possível realizar o bem através da atuação de Deus no coração, que opera em nós o querer e o efetuar segundo a Sua boa vontade (Filipenses 2:13; I Coríntios 2:14; Gálatas 5:19-20).

 

*         Quais as consequências visíveis do pecado? Gênesis 3:23; Romanos 5:12

 

O pecado atingiu o ser humano como um todo, desfigurou a imagem divina, nele comprometendo os aspectos físicos, mentais e espirituais. Infelizmente não apenas o ser humano foi afetado, mas a própria natureza, que geme e suporta angústia até agora (Romanos 8:22).

 

*         Qual a reação de Deus após o pecado? Gênesis 3:9 e 21

 

Após o pecado, Deus não abandonou o homem. Ali no Éden, Deus foi o primeiro sacerdote. Providenciou um sacrifício para simbolizar a morte do Filho de Deus pelos pecadores e, apresentou o plano da salvação (Apocalipse 13:8). Também neste momento, foi feita a primeira profecia messiânica que o Descendente da mulher (Jesus) viria e esmagaria a cabeça da serpente (Satanás).

*        Qual a única esperança do homem na sua situação atual? Atos 4:12; I João 5:11-12

 

Após a entrada do pecado adquirimos uma natureza má e hoje lutamos contra as forças espirituais do mal. “Nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue e sim contra os principados e potestades, contra as forças espirituais do mal” (Efésios 6:10). É unicamente através de Cristo que podemos obter intercessão constante (I Timóteo 2:5) e, através dEle, libertação do pecado e de suas consequências. Vida eterna, restabelecimento da comunhão com Deus e o privilégio de sermos considerados Seus filhos é o resultado da ação do próprio Deus em nosso favor (I João 3:1; Romanos 8:16).

 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As revelações do Santuário”