As Três Mensagens Angélicas

06/09/2011 08:27

Logo depois do início do tempo do fim, e antes que comece o Dia da Expiação no Santiário Celestial o Senhor faz a proclamação de três mensagens especiais destinadas à pregação para o juízo e o convite para unir-se ao remanescente escapando das garras da Babilônia mística. Também é feito o alerta para a adoração ao verdadeiro Deus e a libertação das falsas doutrinas e do castigo reservado aos adoradores do falso sistema de culto. Essas três mensagens são verdades restauradas que preparam o mundo para a volta de Jesus e que são confiadas por Deus ao remanescente para serem proclamadas como parte de sua missão. Examinemos juntos essas solenes mensagens de Deus, específicas para o tempo do fim.


 

Anjo: representa um grupo de pessoas comprometidas em proclamar a verdade (Daniel 12:3; Apocalipse 1:20)

Evangelho: No grego essa palavra significa “boa notícia”. A melhor notícia para este mundo é que Jesus é o nosso salvador, intercessor e deve ser o Senhor de nossas vidas (Romanos 1:16)

Eterno: O plano da salvação elaborado mesmo antes da fundação do mundo será mantido por toda a eternidade ( Apocalipse 13:8)

Grande voz: Urgência com que a mensagem deve ser proclamada ao mundo.

Temer: Temor (não é medo) indica respeito a Deus e obediência a Sua pessoa e aos Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13)

Deus criador: A mensagem convida a adorar o único Deus verdadeiro, o Criador (Isaías 46:9; I Timóteo 1:17)

Dai-lhe Glória: esse foi o propósito original de Deus quando nos criou, fomos criados para glorificá-lo em nossas vidas (I Coríntios 10:31). Tudo o que fazemos deve glorificar a Deus: comer, beber, vestir, comprar, etc (I Coríntios 6:19-20)

Hora do Juízo: O tema do juízo faz parte das boas novas do evangelho e deve ser proclamado como um momento em que Deus vindica Seu povo, Seu caráter e executa Sua justiça. Esse julgamento é a favor dos santos (Daniel 7:26-27). Embora enfrentem o juízo, para eles não haverá nenhuma condenação, pois estão em Cristo (Romanos 8:1). Esse juízo iniciou em 1844 (Apocalipse 11:18; Daniel 8:14; 9:24-27).

Adoração: Esse é o tema central do grande conflito. Todos são convidados à verdadeira adoração. Deus se apresenta como Criador dos céus, do mar e da Terra, por isso Ele deve ser adorado (Êxodo 20:11). Nestes dias finais devemos escolher a quem iremos adorar. Deus tem um memorial que estabeleceu na criação do mundo. O sábado foi deixado para adoração e relacionamento íntimo com Ele. Esse é o propósito pelo qual devemos observá-lo. Satanás mudou o dia de adoração, visando atingir o próprio Deus e privar as pessoas da intimidade com o Criador e a bênção da santificação.


 


 

Caiu, Caiu: Foi derrubada, desmascarada, derrotada. Hoje você já está entendendo, então ela não engana mais você.

A grande: A mãe das meretrizes (mulher significa igreja (Efésios 5:23 e 32) neste caso, por ser meretriz, significa igreja caída; a grande de Apocalipse 17:5; mãe de muitas outras igrejas caídas.

Babilônia: Aparece na Bíblia como uma nação inimiga de Deus. O livro do Apocalipse dá uma nova dimensão a este termo, apresentando Babilônia como um poder religioso que perseguiu o povo de Deus e deturpou as verdades do Santuário durante a história (1.260 anos, conforme Apocalipse 12:5-6). Babilônia é símbolo de confusão, bagunça.

Vinho: É símbolo dos falsos ensinamentos que têm embriagado as pessoas.

Prostituição: Verdades bíblicas que foram adulteradas ao longo dos anos promovendo uma falsa adoração (Romanos 1:25).


 

Besta: Sistema religioso apóstata, criado por Satanás para combater o sistema religioso de Deus. Desviou as pessoas dos Mandamentos de Deus. Promove a união da Igreja com o Estado.

Imagem: Semelhança da união igreja-estado estabelecida pela primeira besta.

Sinal: A marca oficial da Besta é a desobediência à Lei de Deus. Essa marca é desmonstrada na mudança do Sábado para Domingo (Daniel 7:25).

Fronte: Indica o cérebro, local onde pensamos e tomamos decisões. Ou seja, uma aceitação consciente dos ensinos de Babilônia, inclusive a observância do Domingo, quando ele for imposto, será a marca oficial desse sistema religioso.

Mão: Significa trabalho, ação. Além de aceitar a marca da besta, os que receberem o sinal, o Domingo, irão contribuir para sua aceitação universal.

Vinho da cólera de Deus: Juízo de Deus em sua plenitude. Ele, ao longo da história, tem sido misericordioso. Mas, chegará o momento em que derramará Seus juízos sobre a Terra, para vindicar o Seu caráter e Seu povo. Na vinda de Cristo, a ira de Deus se manifestará sobre Satanás e os que permanecerem ao seu lado.

Adoradores da Besta: São aqueles que aceitam os ensinos falsos desse sistema religioso. O sábado é a linha divisória entre os servos de Deus (Ezequiel 20:12 e 20; 22:26).


 

  • Quais são as características do povo de Deus nos últimos dias? Apocalipse 14:12


 

O povo de Deus persevera mesmo em meio às perseguições, seguindo os Mandamentos de Deus e mantendo o conceito de fé estabelecido por Jesus e os profetas.


 

  • O que Deus diz para os que estão unidos a movimentos religiosos que não pregam as três mensagens angélicas? Apocalipse 18:4; Atos 22:16


 

“A igreja mundial se compõe de todos os que verdadeiramente creem em Cristo; mas nos últimos dias, um tempo de ampla apostasia, um remanescente tem sido chamado para fora, a fim de guardar os mandamentosde Deus e a fé em Jesus. Este remanescente anuncia a chegada da hora do juízo, proclama a salvação por meiode Cristo e prediz a aproximação de Seu segundo advento. Essa proclamação é simbolizada pelos três anjos de Apocalipse 14 e coincide com a obra de julgamento no Céu, que resulta numa obra de arrependimento e reforma na Terra. Todo crente é convidado a ter parte pessoal neste testemunho mundial” (Crença Fundamental, 12).


 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”