Dentro da Arca

13/09/2011 11:13

A partir deste estudo, estão apresentadas as verdades demonstradas através de objetos do Santuário, começando pelo lugar Santíssimo, o lugar mais sagrado do tabernáculo. Ali foi colocada a principal maravilha do Santuário, a arca da aliança, um visível elo de ligação entre o céu e a Terra. Dentro da arca foi depositado o objeto mais precioso confiado aos mortais, as tábuas da Lei contendo os Dez Mandamentos, pois foram escritas pelo próprio dedo de Deus e passados através do povo de Israel à humanidade. A Lei dentro da arca e o propiciatório sobre ela representavam a justiça e a misericórdia, unidas na reconciliação do homem com Deus.


 


O Santuário Terrestre fora feito segundo o modelo exato do Santuário Celestial revelado a Moisés no monte Sinai (Êxodo 25:8, 40).


 

 

Deus escolheu depositar Sua Lei no local mais solene do santuário, o lugar Santíssimo, dentro da arca da aliança, sob as asas dos querubins, no lugar chamado propiciatório, onde se manifestava o brilho da glória de Deus (Shekinah).


 


 

A Palavra de Deus foi escrita por homens, mas inspirada por Deus (2 Pedro 1:21). No entanto, os Dez Mandamentos foram escritos pelo próprio Deus. O fato de Deus ter escrito evidencia a santidade da Sua Lei (Romanos 7:12).


 


 

Jesus apresentou o resumo da Lei (Mateus 22:36-40) já existente no Antigo Testamento (Deuteronômio 6:5; Levítico 19:18) da seguinte maneira: amar a Deus (do primeiro ao quarto mandamento) e amar ao próximo (do quinto ao décimo mandamento). Destes dois mandamentos “dependem toda a Lei e os profetas” (Romanos 3:31).


 

  • Por que não podemos observar um mandamento e rejeitar outro? Tiago 2:10-12


 

A fé em Cristo substitui a obediência aos Dez Mandamentos? Romanos 3:31; Mateus 5:17


 

A salvação está disponível a todos, unicamente pela graça de Jesus (Efésios 2:8-10). Embora não sejamos salvos pela Lei, o resultado da graça é capacitar o crente a viver em conformidade com a Lei de Deus (Hebreus 5:9). A melhor maneira de expressar nosso amor por Cristo é seguir os Dez Mandamentos (João 14:15).


 


 

Uma das características do povo de Deus no tempo do fim é a observância de Sua Lei. O temor do Senhor envolve a lealdade aos Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13-14).


 


 

Não somos salvos devidos à nossa obediência, mas porque fomos salvos é que obedecemos. Primeiro, Deus salva e depois pede obediência. Essa é a dinâmica divina para pedir obediência (Êxodo 20:1). A prova do amor é a obediência. Ao obedecer os Dez Mandamentos somos poupados de muitas dores, sofrimentos e problemas desta vida.



 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”