Glorificando a Deus no Santuário

21/10/2011 20:23

De acordo com a Palavra de Deus o corpo é santuário do Espírito Santo. Tudo o que o cristão faz através do corpo afeta todo o ser. Quando alguém aceita a Jesus Cristo, é nova criatura e, portanto, seu estilo de vida deve acompanhar esse novo status, cuidando do corpo e da mente como um templo sagrado, tanto na alimentação e vestuário quanto em seus relacionamentos. A vida do crente nascido de novo deve refletir a realidade que Jesus não é apenas seu salvador, mas é também o seu Senhor. Ou seja, é Ele quem determina seu estilo de vida. Hoje estudaremos algumas das Suas expectativas quanto ao modo de vida que espera de suas novas criaturas.

 

  • Que santuário específico é o lugar da habitação do Espírito Santo? 1 Coríntios 6:19

 

  • Que tipo de sacrifício Deus espera que se realize nesse santuário? Romanos 12:1-2

 

Em sua infinita misericórdia, Deus oferece a salvação gratuita ao ser humano. Ele confirma essa graça através da habitação de Seu Espírito na vida de Seus filhos. Por isso, o cristão deve desenvolver hábitos de vida saudáveis, evitar a frequência a lugares impróprios, tais como bailes, baladas, locais onde são vendidos álcool, fumo e outras drogas, e lugares ondem acontecem outras diversões impróprias. Cumprindo assim o desafio bíblico de levar uma vida digna, não em orgias e bebedices, não em imoralidade ou indecência (Romanos 13:13). A união diária com Cristo subjuga a natureza terrena (Gálatas 2:20).

 

 

O cristão é uma “nova criatura”. Em sua vida, “as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17). Embora esteja no mundo, não tem compromisso com interesses mundanos pecaminosos. É cidadão e embaixador do reino celestial. Por preceito e exemplo, deve influenciar outras pessoas, oferecendo-lhes um estilo de vida melhor. Não faz isso com extremismo, afetação ou ar de superioridade, mas por ter Cristo no coração e através da comunhão com Ele suas atitudes são transformadas (Colossenses 3:5, 10).

 

 

“Os costumes e as modas podem mudar com os anos, mas os princípios da reta conduta são sempre os mesmos.” (Crede em Seus Profetas, p. 213)

“Trajar-se com simplicidade e abster-se de ostentação está em harmonia com a nossa fé.” (Testemunhos seletos, v1, p.350)

 

 

Os cristãos devem reconhecer sua responsabilidade social e votar em candidatos comprometidos com os valores e os princípios bíblicos que procuram exercer sua cidadania de forma responsável, contribuindo para o bem-estar social. Isso significa apoiar as autoridades constituídas em todas as ações que não confrontem com a autoridade divina (Atos 5:29).

 

 

 

No plano original de Deus é apresentado um modelo de família para a felicidade do ser humano. Um homem, uma mulher e seus filhos vivendo em harmonia propiciando proteção, afeto e crescimento em todas as áreas da vida. Para a segurança mútua a união do casal deve ser estável e duradora, até que a morte os separe.

 

  • Amar e perdoar são características que fazem parte da vida cristã. Qual a receita que a Bíblia nos dá para alcançarmos o amor verdadeiro? João 3:16

 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”