O Dia da Expiação no Santuário Celestial

08/09/2011 15:21

No ritual do Santuário Terrestre havia o Dia da Expiação, no qual os pecados eram eliminados purificando aquele lugar sagrado. Entretanto, sendo sombra do que acontecia no céu, o próprio Santuário Celestial também tem seu Dia da Expiação, que é um tempo de juízo, indicado na profecia dos 2.300 anos. Para muitas pessoas pensar no dia do juízo é assustador. Mas Deus deixou no ritual do Santuário a revelação de que esse dia é a favor dos seus filhos, apresentando Seu desejo de salvar e livrar da condenação. Assim o Dia do Juízo no Santuário Celestial é dia de justificação.


 

  • Que mensagem deve ser pregada a todo mundo no início do tempo do fim? Apocalipse 14:6-7

O Objetivo principal das três mensagens angélicas é alertar sobre o Juízo divino, chamar atenção para os mandamentos, desmascarar movimentos religiosos falsos e destacar o selo de Deus como marca distintiva do Seu povo. O Apocalipse relaciona essas mensagens com a chegada do evangelho do reino, anunciada por Cristo (Mateus 24:14). Também, apresenta o ataque de Satanás à verdade (Daniel 8:11-12) e que seria restaurada pelo povo de Deus nos últimos dias (Apocalipse 10:7-10).


 

  • De acordo com a profecia de Daniel, o que ocorreria no final dos 2.300 anos? Daniel 8:14


 

No Santuário Terrestre havia um dia no ano, em que o sumo sacerdote entrava no lugar Santíssimo. Era o dia dez do sétimo mês e era conhecido como Dia da Expiação, representando o juízo.Este evento apontava para o dia determinado por Deus para o início do juízo no Santuário Celestial, quando Cristo entrou no lugar Santíssimo, em 22 de outubro de 1844, para ministrar alí, em Sua obra de apagar os pecados e purificação do Santuário (Atos 17:31; Apocalipse 11:18-19).


 


 

O propósito do Juízo é a vindicação do caráter de Deus perante o universo, através do julgamento da humanidade, a começar pelos que já morreram, determinando a recompensa dos salvos e a destruição dos ímpios (Apocalipse 11:18).


 


 

No livro da vida estão escritos os nomes de todos aqueles que aceitaram a Cristo (I João 5:12). No livro memorial está o registro dos atos dos que temem ao Senhor (Malaquias 3:16)


 


 

O juízo é realizado em três fases:

  1. Investigação: Teve início em 1844 e terminará pouco antes da volta de Cristo (Daniel 8:14; 9:24-27). Esse juízo será para todos que aceitaram a Cristo e tiveram seus nomes escritos no livro da vida e entraram para o serviço de Deus. Deus os vindicará ao mostrar os motivos pelos quais eles receberão a vida eterna. Nesta fase aceitam-se nomes e rejeitam-se nomes (O Grande Conflito, p. 483).

  2. Comprovação: Ocorrerá durante os mil anos no Céu, quando os salvos revisarão a vida dos que se perderam e comprovarão a justiça de Deus (Apocalipse 20:4; I Coríntios 6:2)

  3. Execução: Juízo final que ocorrerá após os mil anos, onde Deus executará seu “estranho ato” sobre a Terra. Satanás e os ímpios serão destruídos pelo fogo e deixarão de existir (Apocalipse 20:7-10).


 


 

Não existe julgamento sem Lei. A base do julgamento celestial é a Lei de Deus, os Dez Mandamentos. É importante a compreensão de que apenas o sacrifício de Cristo nos garante a certeza da Salvação.


 


 

Concluída essa fase, Jesus deixará o Santuário, findar-se-á a intercessão e sobrevirão as pragas sobre os ímpios (Apocalipse 16).


 

  • Qual é a boa notícia para aqueles que estão seguindo a Cristo e obedecendo aos Dez Mandamentos? Romanos 8:1, 31-34


 

Os nomes dos salvos irão a juízo, mas não haverá para eles condenação (I João 5:12).


 

  • O que acontecia com as pessoas que não se preparavam para o Dia da Expiação?Levítico 23:29


 

Hoje estamos vivendo o grande Dia da Expiação e aguardamos com expectativa a grande festa que ocorrerá no Céu (Tabernáculos). O afligir a alma do Dia da Expiação serve como exemplo para aqueles que não estão confessando os pecados e obedecendo a Lei de Deus. Ao Jesus concluir o Juízo da Expiação, retornará a Terra e dará a sentença: “Apartai-vos de Mim, não vos conheço” (Mateus 7:23).


 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”