O Santuário de Deus

19/09/2011 15:07


 No lugar Santíssimo do Santuário foi conservado um recipiente com o maná que Deus enviou no deserto para alimentação do Seu povo. Demontrava que Ele é o provedor da alimentação para seus filhos. Na criação isso já ficou bem claro quando o Criador definiu o regime alimentar ideal para o ser humano, providenciando uma variedade de produtos destinados a manter a vida e preservar a saúde. O corpo é o Santuário de Espírito Santo e tudo o que fazemos através dele deve glorificar a Deus. Examinemos as orientações precisas, reveladas em Sua Palavra, sobre esse assunto tão importante.


 

  • O que continha, por trás do segundo véu, no lugar Santíssimo? Hebreus 9:3-4


 

O Altar de Incenso era utensílio do Lugar Santo (Êxodo 30:6). O autor de Hebreus não disse que este móvel estava dentro do lugar Santíssimo. Pertencer pode sensivelmente indicar uma relação íntima entre ambos. O incenso oferecido diariamente sobre este altar no lugar Santo chegava até o propciatório no Santíssimo. Dessa forma o Altar de Incenso estava por função relacionado ao Santíssimo.


 

  • O que levou Deus a dar o maná como alimento ao povo de Israel? Êxodo 15:26


 

O maná era um alimento completo e natural. Seu uso evitaria infermidades.


 

  • Qual foi a atitude do povo ao receber o maná e o que realmente queriam? Números 21:5


 

Desde que entrou o pecado no mundo, por razões diversas, o homem tem se desviado do regime alimentar estabelecidos por Deus.


 

  • Qual foi a alimentação recomendada por Deus na Criação? Gênesis 1:29


 

“Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante” (Conselho Sobre o Regime Alimentar, p. 81 e 111)


 


 

Mais forte poder sobre o homem exerce-se através do apetite, e este procura ele estimular de todos os modos possíveis.” (Conselho Sobre o Regime Alimentar, p. 150) “O corpo é o único agente pelo qual mente e alma se desenvolvem para a edificação do caráter.” (O Melhor da Vida, p. 4)


 


 

O apóstolo Paulo afirma que: “Com a mente servimos ao Senhor”, “É a mente que adora a Deus e nos põe em contato com os seres celestiais. No entanto muitos passam toda a vida sem se tornarem inteligentes em relação ao corpo humano que contém esse tesouro.” (Orientação da Criança, p. 360)


 


 

A ciência comprova que uma alimentação saudável promove a longevidade. Além disso, temos o exemplo de Daniel e seus companheiros que, como resultado de um correto regime alimentar, tornaram-se dez vezes mais sábios (Daniel 1:12, 20). Devido à degeneração física, através de séculos de pecado, não podemos mais viver tantos anos, como Adão, Sete e Matusalém, mas uma dieta saudável, nos proporcionará uma boa qualidade de vida (João 10:10; Provérbios 3:1).


 


 

Os que vivem nos últimos dias da história da Terra precisam estar firmemente fundados nos princípios da reforma pró-saúde. Deus nos convida a dar atenção aos seus reclamos, a não mais desonrá-Lo atrofiando as capacidades físicas, mentais e espirituais (Evangelismo, p. 262).


 

  • O que Deus deseja para sus filhos? 3 João 2


 

A doença é resultado do pecado, e tem como causa a transgressão das leis de saúde. Uma vida longa e feliz é resultado da obediência a princípios e regras que promoverão no organismo a resistência necessária para prevenir doenças e até curá-las. Deus nos oferece oito remédios da natureza para um viver saudável, são eles: Exercício físico, ar puro, repouso, alimentação correta, temperança, água, luz solar e confiança em Deus. Podemos glorificar a Deus cuidando do nosso corpo e seguindo as orientações de saúde deixadas por Ele. Você aceita este desafio?


  Extraído de "Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário"