O Santuário de Deus

08/12/2011 17:30

A fim de que possamos desfrutar plenamente os benefícios do evangelho, devemos entender a obra que Jesus fez por nós no passado, o que Ele faz agora e o que fará no futuro. Podemos compreender esse assunto, estudando o ritual do santuário terrestre dos israelitas, que prefigurava o atual ministério de Cristo no santuário celestial. È fundamental que entendamos o que a Bíblia diz sobre o tema.

 

1 – Que pedido especial fez Deus a Moisés? Êxodo 25:8

E me _______ um santuário, para que Eu possa ______ no meio deles. Vê pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi ________ no monte.

 

2 – Como era dividido o santuário?

O santuário era dividido em dois compartimentos. O primeiro era o lugar santo, e o segundo, o lugar santíssimo. No lugar santo, o sacerdote realizava trabalho diário (Hebreus 9:6), e continha uma mesa com pães, o candelabro e o altar de incenso (Êxodo 40:22, 24, 26). No lugar santíssimo, o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação, que caía no dia dez do sétimo mês (Hebreus 9:7). Ali se encontrava  a arca da aliança, coberta de ouro, com as tábuas dos dez mandamentos, uma urna de ouro contendo o maná, e o bordão de Arão (Êxodo 26:33). À frente do lugar santo, ficava o pátio, no qual estavam o altar do holocausto e a pia em que os sacerdotes lavavam as mãos (Êxodo 40:29, 30). O santuário era móvel, cercado (Êxodo 40:33), e teve sua construção aprovada por Deus (Êxodo 40:34-38).

 

3 – Em que consistia o serviço diário? Êxodo 29:38-42

( ) oferecer dois cordeiros.

( ) oferecer dois cavalos

( ) oferecer duas aves

Os cordeiros sacrificados representavam Jesus que, na cruz, morreria pelos pecados humanos.

 

4 – Qual era a festa que dava fim ai ciclo anual das cerimônias? Levítico 23:27:31

( ) Páscoa

( ) Pentecostes

( ) Expiação

 

5 – Em que consistia a purificação do santuário? Levítico 16

( ) Acontecia o sacrifício diário, como nos outros dias

( ) O sacerdote oferecia um bezerro e um cordeiro, por si e por sua família

( ) Lançava sorte sobre dois bodes

( ) O sacrifício do bode era oferecido a Deus

( ) O sangue do bode era aspergido no lugar santíssimo

( ) Os pecados eram transferidos para o bode Azazel, que era enviado ao deserto.

Através do sacrifício diário, os pecados eram transferidos simbolicamente do pecador arrependido para o santuário. Uma vez ao ano, realizava-se a limpeza ou purificação do santuário no Dia da Expiação, removendo os pecados para o deserto.

 

6 – Que acontecimento marcou a consumação do ritual do santuário terrestre, e que santuário está em funcionamento atualmente? Mateus 27:50; Hebreus 8:1, 2

Eis que o _____ do santuário se rasgou em _____ partes de alto a baixo. Com a morte de Cristo, o santuário terrestre perdeu sua função, pois a sombra deu lugar à realidade. Cristo hoje ministra no verdadeiro santuário que o Senhor ______, não o homem.

 

7 – Quais as evidências Bíblicas de um santuário no céu? Êxodo 25:40; Apocalipse 4:5; 11:19

Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no _______ e foi vista a ______ da aliança.

A exemplo do que ocorria no santuário terrestre, Jesus está realizando, em nosso favor, duas atividades no santuário celestial: intercessão (1Timóteo 2:5; 1João 2:1), simbolizada pelo serviço diário, e julgamento (João 5:22; Daniel 7:9-10), representado pelo Dia da Expiação. Sempre que um pecador arrependido vai a Deus em nome de Jesus e pede perdão, Cristo intercede por ele no santuário celestial, aplicando em seu favor os méritos de Seus sacrifício na cruz. Mas, Ele também realiza o trabalho de juiz, neste momento. O próximo estudo esclarecerá esse tema.

 

Recapitulação: O santuário terrestre foi feito segundo o santuário do ____. Era dividido em ____ compartimentos: santo e _______. O sacerdote oferecia ____ cordeiros: um pela manhã e outro à tarde. No dia da Expiação, era feita a remoção dos pecados. Jesus hoje, está atuando no verdadeiro santuário que existe no ____.