O Santuário Terrestre e os símbolos

26/08/2011 18:48

 

 

Nenhuma linguagem pode descrever a glória do cenário apresentado dentro do Santuário. Cada móvel e objeto tinham um objetivo e, eram um pálido reflexo dos esplendores do templo de Deus do céu. Seu simbolismo apontava para as fases do ministério de Jesus no Santuário Celestial e os objetos estavam relacionados com doutrinas fundamentais para a compreensão do plano da salvação. Por isso o Santuário tornou-se o foco dos ataques do inimigo de Deus, que procurou desviar a atenção das pessoas para um sistema falso de salvação. Vejamos no estudo de hoje a importância dos ensinos do Santuário bem como os ataques do inimigo contra ele.

 

  •         Use o desenho do Santuário para entender a explicação abaixo
     

1. Pátio: Todos os dias o sacerdote ministrava nesse local. Nele estava o altar que representava a cruz de Cristo. O sangue derramado apontava para o sacrifício do verdadeiro Cordeiro de Deus, Jesus. Outro utensílio dentro do pátio era a pia, que representava o batismo. Desta forma, este local ensinava a justificação pela fé. O crente é salvo quando aceita o sacrifício expiatório de Cristo e é batizado.

2. Santo: O sangue do Cordeiro morto no pátio era recolhidro e levado pelo sacerdote somente ao lugar Santo. Esse era o serviço diário, quando os pecados eram simbolicamente transferidos para o Santuário. Este local, continha a mesa com doze pães da proposição, que indicavam simbolicamente Jesus como o Pão da Vida e o alimento diário do cristão que é a Bíblia. Encontrava-se também neste local, o candelabro que apontava para o ministério do Espírito Santo ao conduzir as pessoas a Cristo Jesus, a verdadeira luz do mundo. Outro objeto sagrado era o altar de incenso (Apocalipse 8:3), que representava a oração dos santos e a intercessão contínua de Cristo. Desta forma, Deus ensinava o processo da santificação através do estudo da Bíblia, oração e o testemunho.

3. Santíssimo: Neste local, uma vez por ano acontecia a purificação do Santuário, era um dia de juízo para o povo de Deus. Neste dia o sumo-sacerdote:

a) oferecia um bezerro e um cordeiro por si e por sua família e outro em holocausto pelo povo; b) Lançava a sorte sobre dois bodes: um era separado para Deus e outro era chamado Azazel; c) o bode separado pela sorte ao Senhor era oferecido como sacrifício a Deus e o seu sangue fazia a purificação do Santuário; d) após terminar a cerimônia de purificação o sacerdote transferia simbolicamente a culpabilidade dos pecados para o bode Azazel, que segundo a tradição judaica, representava Satanás. Esse bode era então enviado para o deserto.

No lugar Santíssimo estava a arca da aliança, que continha as tábuas com os Dez Mandamentos e uma porção do maná. Através desse local Deus ensinava: a verdade sobre o Juízo, a santidade de Sua Lei, o Sábado, a Reforma de Saúde e a verdade sobre o Milênio quando a culpabilidade dos pecados do povo de Deus será transferida para o autor do pecado: Satanás.

Através do ritual do Santuário, o povo de Deus conseguia vislumbrar o plano da salvação e, ao exercer fé nos símbolos estava seguindo as grandes verdades da Bíblia. Esse sistema era temporário e deveria cessar com a morte de Cristo (Daniel 9:27), mas as verdades do Santuário deveriam ser pregadas até a Segunda Vinda de Cristo.

 

  •          O que Satanás faria com as verdades exemplificadas no Santuário? Daniel 8:11-12

 

O Objetivo de Satanás, ao desprezar as verdades, é fazer com que o ser humano não compreenda o plano da salvação. As verdades do Santuário atacadas por ele são: lugar Santíssimo – o Juízo, os Dez Mandamentos, o Sábado, a Reforma de Saúde e o Milênio. Lugar Santo – a verdade sobre a pessoa e o ministério do Espírito Santo, a intercessão contínua de Cristo, a oração e a importância da Bíblia como a Palavra eterna de Deus. Pátio – batismo, a confissão somente a Jesus (o pecador confessava sobre a cabeça do cordeiro) e, a salvação pelo sacrifício de Cristo.

 

 

Em profecia um dia equivale a um ano (360dias do calendário judaico) Números 14:34; Ezequiel 4:6. Como o historicismo ensina qua a profecia se cumpre na história, encontramos no edito de Justiniano o início de um período que se identifica com o cumprimento desta profecia. Em 538 d.C. O bispo de Roma tornou-se o líder supremo do cristianismo. Esta supremacia estendeu-se por 1.200 anos, terminando no ano 1.798 d.C., com o aprisionamento do Papa Pio VI pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

 

538 d.C. ________________________ 1.798 d.C.

Edito de          Supremacia Papal       Aprisopnamento

Justiniano            1.260 anos              do Papa Pio VI

 

  •         Até quando essas verdades permaneceriam jogadas por Terra? Quando seriam restauradas? Daniel 8:14

 

Estamos diante de dois conjuntos de verdades: 1) a verdade do Santuário apresentada pelos símbolos e, 2) uma “suposta verdade”, ou seja, os ensinamentos falsos levantados por Satanás para combater a verdade.

Símbolo

Doutrina

Verdades Modificadas

Altar

Salvação pela fé

Salvação pelas obras

Pia

Batismo por imersão

Batismo por aspersão/infusão

Mesa com pães

Bíblia como alimento

Catecismo e tradição

Candelabro

Espírito Santo

Sacerdócop entralizado nos líderes religiosos

Altar de incenso

Oração e a interceção de Cristo

Rezas e intercessão através dos santos

Propiciatório

Mediação de Cristo

Mesa, hóstia, sacramentos, santos

Arca da Aliança

Dez Mandamentos

Sábado

Mandamentos do catecismo

Domingo

Maná

Reforma de saúde

Negação dos princípios bíblicos de saúde

Dia da Expiação

Juízo

Recompensa imediata após a morte

Deserto

Milênio

Milênio de paz na Terra

Bode

Satanás

Distorção das características de Satanás

 

Cada ser humano encontra-se diante desse conflito que envolve a verdade de Deus e os falsos ensinos. Qual vamos aceitar?

O mito de Platão: quando Deus criou os seres humanos, criou alguns com ouro por dentro, alguns com prata e outros com bronze. Aqueles que tinham ouro por dentro deveriam ser os guardiões, o mais elevado em nível político e social da nação. Os que tinham prata seriam os auxiliares. Finalmente, os de bronze seriam a classe mais baixa. Se o povo acreditasse nesse mito, ele disse, estariam satisfeitos com sua condição social, qualquer que fosse ela, porque era ordenado por Deus. E alguém lhe perguntou: “Você conhece alguma forma de fazê-los acreditar nisso?” A resposta de Platão foi uma das mais assustadoras: “Não na primeira geração, disse ele, mas você pode ter sucesso na segunda e nas gerações posteriores. Dê tempo suficiente a qualquer mentira ou mito, e um dia o povo vai acreditar neles”.

 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”