Os 1.000 anos e a Nova Terra

11/10/2011 17:45

A culminação do ritual do Santuário Terrestre era o Dia da Expiação e simbolizava o Dia do Juízo. Nesse dia era dada a solução definitiva ao pecado acumulado dia após dia no Santuário. Nesse processo, depois de executada a purificação do Santuário e do povo, o outro animal era abandonado no deserto, representando Satanás. Não havia derramamento de sangue, portanto não havia expiação ou remissão. O cumprimento dessa figura se dará após a Segunda Vinda de Jesus. Satanás estará nessa Terra deserta durante 1.000 anos. A Bíblia explica detalhadamente este período escatológico de tempo, prefigurado no serviço do Santuário. Estudemos hoje os detalhes.

 

  • O que o sacerdote fazia após terminar a purificação do Santuário? Levítico 16:21-22

 

Os pecados do Santuário eram transferidos para o bode Azazel. Esse bode refere-se a Satanás, que no fim dos mil anos, receberá todos os pecados dos salvos, após o término do juízo de comprovação ( ou de revisão) no céu.

 

  • Para onde irão os salvos após a Segunda Vinda de Cristo? Apocalipse 20:6

 

 

A Terra estará vazia, destruída e Satanás preso pelas circunstâncias. Como seu trabalho é destruir e enganar as pessoas, e a Terra estarávazia, Satanás estará sem atividades.

 

  • Após a Primeira Ressurreição, quanto tempo os ímpios permanecerão mortos na Terra? Apocalipse 20:5

 

 

Cristo reina com os eleitos, e os salvos serão sacerdotrs de Deus e de Cristo. Eles participarão do juízo comprobatório (ou de revisão), feito por Deus aos maus e aos anjos caídos. Cada sentença é confirmada. Será então vindicado o caráter de Deus deturpado no Santuário Celestial e no Jardim do Éden. Também nesse período de tempo os justos desfrutarão de tudo o que Deus tem preparado para eles no Céu.

 

 

O fogo eterno é descrito nas seguintes passagens: Jó 20:7-8; Salmos 9:6-7; 37:38; 145:20. A Bíblia diz que Deus é amor, e um Deus de amor não poderia queimar pessoas e o próprio Satanás por toda a eternidade. A própria obra de destruição é considerada estranha para Deus (Isaías 28:21).

Como então explicar a expressão “fogo eterno”? Na verdade o fogo é eterno em suas consequências, ou seja, destruirá eternamente pecado e pecadores. Assim como a Bíblia descreve o fogo que destruiu Sodoma e Gomorra como sendo eterno (Judas 7; Gênesis 19:24-25; 2 Pedro 2:6), o fogo que destruirá os ímpios e Satanás será também de natureza eterna (Naum 1:9)

 

 

A Terra voltará a ser como era na criação.

 

 

Satanás tentou frustar o plano de Deus de povoar a Terra com seres perfeitos que O amassem e servissem. Seus, porém, não desistiu do Seu plano porque Ele ama o ser humano. Entregou-se como Cordeiro morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8). Jesus foi a garantia divina do retorno ao lar (João 3:16). Seu plano é recriar essa Terra, livrando-a do mal e de suas consequências (Malaquias 4:1). Com as ruínas deste planeta, ferido e maltratado pelo pecado. Ele retomará Seu plano original.

 

Extraído de: “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”