Os Ritos da Igreja

14/10/2011 15:35

 

O ritual do Santuário apresentava o evangelho em símbolos. Todas as atividades tinham uma finalidade e buscavam levar o adorador a reconhecer a malignidade do pecado e a ação do sacrifício do Cordeiro de Deus na purificação do pecado e na renovação do pecador. Entre os simbolismos chama a atenção a pia junto à entrada do Santuário que, junto com a confissão e o sacrifício, representava o plano da salvação em símbolos. No Novo Testamento a igreja cristã nascente adotou certos rituais que substituíram aqueles, mas com força simbólica ampliada pelo próprio Cristo. O Espírito Santo quer nos ensinar o que deseja que façamos ao estudar esses símbolos sagrados.

 

  • Como era exemplificado o processo do perdão dos pecados no ritual do Santuário? Levítico 5:17-18

 

O perdão e a purificação dos pecados eram obtidos através do sangue derramado do cordeiro (Hebreus 9:22). Este simbolismo apontava para a morte de Cristo, o único meio pelo qual temos acesso ao perdão de Deus (Hebreus 9:26). No Novo Testamento, Deus instituiu outra cerimônia importante: o batismo. Através dessa cerimônia, o cristão tem a oportunidade de exteriorizar sua fé em Cristo Jesaus, aceitando o Seu sacrifício na cruz como único meio de perdão e purificação dos pecados (Atos 22:16).

 

  • O que era imprescindível para o sacerdote atuar no serviço do Santuário? Êxodo 30:18-21

 

Lavar-se na pia de bronze mostrava a necessidade de purificação para o sacerdote exercer o serviço sagrado. De maneira semelhante, o Novo Testamento apresenta o batismo como meio pelo qual o cristão recebe de Deus a purificação e a capacitação do Espírito Santo para ter uma vida cristã vitoriosa e exercer seus dons espirituais a serviço de Jesus Cristo, ingresando, assim, no sacerdócio de todos os crentes (1 Pedro 2:9)

 

 

A Palavra “batismo” significa mergulhar, submergir, e aparece 20 vezes no Novo Testamento. Através do batismo, confessamos nossa fé na morte e ressurreição de Cristo. Jesus foi batizado da maneira correta: por “imersão”, ou seja, mergulhando totalmente nas águas do rio Jordão. O apóstolo Paulo, ao entender o plano da salvação, aceitouser batizado da mesma forma que Jesus – por imersão. Ananias foi a voz de Deus falando ao coração de Paulo. Quando ele aceitou, tornou-se uma grande benção para a igreja apostólica, pois o batismo é requisito prévio para unir-se à igreja.

 

 

A Bíblia é clara em salientar que o batismo é um ato consciente e voluntário e que exige um novo estilo de vida. Por isso Jesus chama o batismo de novo nascimento (João 3:7). Toda divindade está envolvida nessa cerimônia, e é por isso que a fórmula batismal deixada por Cristo invoca o Pai, o Filho e o Espírito Santo no momento do batismo (Mateus 28:19). Após o batismo passamos a fazer parte da família de Deus na Terra que é Sua Igreja (Efésios 2:19).

 

  • Qual é o pré-requisito principal para o batismo? Atos 8:36-37

 

Conhecer a Cristo, Seus ensinos e aceitá-lo como Salvador é fundamental antes da decisão pelo batismo. Este conhecimento é obtido por meio do diligente estudo da Palavra de Deus. Desenvolver um relacionamento com Cristo, através da oração, completa os passos necessários pa ra um batismo consciente. Não há base bíblica para batismo de crianças recém-nascidas.

 

  • Quando devo tomar a decisão de me entregar a Deus através do batismo? Hebreus 3:15

 

Hoje, diz Jesus, é a sua oportunidade de se decidir pelo batismo e receber perdão, paz, esperança, nova vidaa e libertação da cupa. Atos 17:30 nos dá a certeza quanto a nossa vida passada: “Não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam”. O arrependimento deve preceder o batismo. “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espórito Santo.” (Atos 2:38). Ao seguirmos a ordem de Jesus, experimentamos a purificação da vida e recebemos o direito à Cidade Santa (Apocalipse 22:14).

 

 

A Santa Ceia comemora a morte de Jesus e a nossa morte para o pecado. O lava pés é a cerimônia da humildade. O Pão representa o corpo de Jesus, que foi sacrificado por nós. O suco da uva simboliza o sangue de Cristo vertido pelos nossos pecados. O corpo do cristão como santuário reflete o desejo de Deus de também mantê-lo puro para glorificar o Seu nome (1 Coríntios 10:31). É na Segunda Vinda de Cristo que finalmente esse santuári terá sua purificação e a transformação definitiva, para ser semelhante ao corpo glorificado de Cristo (Filipenses 3:21).

 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”