Testemunho de Jesus

02/09/2011 15:48

Uma das preocupações de Deus em relação ao ser humano é Sua comunicação com Ele e a maneira clara pela qual deseja revelar Sua vontade. Assim, tomou a iniciativa de procurar o homem após a queda, criou um sistema audiovisual através do Santuário para transmitir seus propósitos e utilizou profetas como seus porta-vozes. Entre as doutrinas restauradas por Deus no tempo do fim está o dom profético como uma das carascterísticas do povo remanescente deste tempo. Através desse dom Seu povo seria protegido e guiado a uma compreensão maior das verdades esquecidas.


 

  • Quem Deus tem usado para alertar a humanidade? Amós 3:7


 

Ao longo da história Deus comunicou-se com os profetas através de sonhos e visões (Números 12:6). Sua função era ensinar, alertar e corrigir o povo. Através dos profetas e dos seus escritos a comunicação entre Deus e o ser humano foi preservada.


 


 

A existência de falsos profetas confirma a existência do dom verdadeiro. Esse dom aconpanharia a Igreja de Deus até o final dos tempos (Efésios 4:11-14)


 


 

Entre os anos 538 e 1798, muitas verdades fundamentais da Palavra de Deus foram deturpadas, desviando o povo da verdade. Mais uma vez, Deus utilizou o Dom de Profecia para confirmar as verdades bíblicas contidas na Palavra de Deus. Quando o povo se afasta da revelação divina, mergulha num estado terrível de pecado e ignorância. A Bíblia havia profetizado um período de abandono e deturpação da verdade (Apocalipse 12:1-6). Este foi o período de supremacia da Igreja Romana, que durou 1260 anos. Começando em 538 d.C., com a consolidação do papado, e terminou em 1798 d.C., quando a Igreja romana foi vítima de um golpe, perdendo temporariamente seu domínio mundial (Apocalipse 13:3).


 


 

O Apocalipse apresenta de forma bem clara as duas características do povo de Deus: guarda os Dez Mandamentos e tem o Testemunho de Jesus, que é o Espírito de Profecia. Apocalipse 10 aponta para o surgimento profético da igreja remanescente. A expressão “espírito de profecia” refere-se ao renascimento do dom profético no tempo do fim, para guiar o povo de Deus conduzindo-o às verdades bíblicas deturpadas no período dos 1260 anos. Deus chamou uma frágil moça, Ellen Gold White, e lhe concedeu o dom profético. Sua vida, escritos e ministério, são provas incontestáveis de que foi realmente uma profetisa do Senhor, com uma luz especial para o povo que espera a volta de Jesus.


 

Ellen G. White

 

Ellen Gold Harmon nasceu em 26 de novembro de 1827, nos Estados Unidos. Aos nove anos, foi atingida por uma pedra jogada por uma colega de escola, acidente este que quase lhe custou a vida. Durante três semanas, permaneceu inconsciente e, finalmente, teve que abandonar os estudos. Aos 12 anos de idade, foi batizada, juntamente com vários familiares, em uma igreja metodista. Depois de assistir várias reuniões adventistas em Portland, em 1942, aceitou plenamente os ensinamentos apresentados e, por isso, foi desligada da igreja metodista. Em dezembro de 1844, teve sua primeira visão, na qual contemplou a jornada do povo de Deus rumo a cidade celestial.

Casou-se com o jovem pregador Tiago White e tornou-se assim Ellen G. White. Dessa união, nasceram quatro filhos. Tiago White faleceu em 1881.

O casal White aceitou a verdade do Sábado, depois de estudarem um livro entitulado O Sábado do Sétimo Dia: Um Sinal Perpétuo. Logo a seguir, em abril de 1847, ela teve uma visão na qual aparecia a Lei de Deus com uma luz que incidiu sobre o quarto mandamento.

Ellen G. White foi submetida a vários testes bíblicos sobre a autenticidade de um profeta, e foi aprovada em todos eles. Viveu e ensinou de acordo com a Palavra de Deus. Seus escritos estimulam a obediênciaaos mandamentos e nos orientam a compreender melhor a Bíblia. Ela sempre confessou que Jesus Cristo veio em carne. Durante suas visões, perdia a força natural e recebia a força sobrenatural; mantinha os olhos abertos e não respirava. Em certa ocasião, segurou uma Bíblia de oito quilos, por meia hora, com o braçoestendido à altura do ombro.

Ellen White viveu 88 anos, recebeu mais de duas mil visões e sonhos e escreveu mais de cem mil páginas. Ocupa o quarto lugar entre os autores mais traduzidos do mundo e seus escritos foram divulgados em mais de 150 idiomas. Suas obras mais conhecidas são: Vida de Jesus, Caminho a Cristo, O Desejado de Todas as Nações e o Grande Conflito. Embora não tivesse alto nível de escolaridade, era estudiosa e escreveu com autoridade sobre diversos temas: religião, história, oratória, música, educação, psicologia, administração, namoro, casamento, saúde, nutrição, profecias, entre outros.

Seu único propósito foi levar o leitor a sentir profundo amor por Cristo, compreender Sua Palavra e ajudá-lo a viver em santificação. Ela escreveu: “Tomo a Bíblia tal como Ela é, como a Palavra Inspirada...Irmãos, nenhuma mente ou mão se empenhe em criticar a Bíblia...apegai-vos à Bíblia, tal como Ela reza.” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 17).

O Senhor deu uma luz menor (seus escritos) para quiar homens e mulheres à luz maior (a Bíblia). “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis segurosw; crede nos Seus profetas e prosperareis.” (II Crônicas 20:20)


 

  • Qual deve ser nossa atitude diante da pretenção do dom profético? I João 4:1

Características dos profetas verdadeiros:

  1. Estão em harmonia com as mensagens já recebidas por outros profetas verdadeiros (Jeremias 28:1-9, 15-17).

  2. Ensinam a encarnação de Jesus (I João 4:2).

  3. Produzem bons frutos (Mateus 7:15-23).

  4. Suas profecias sempre se cumprem (Deuteronômio 18:21 e 22).

  5. Vivem em conformidade com a Bíblia e a Lei de Deus (Isaías 8:19 e 20).

  6. Podem ser homem ou mulher. Deus não faz distinção (Êxodo 15:20; Juízes 4:4; Lucas 2:36).


 

Provas Físicas (Daniel 10:7-10; Números 24:16):

  1. Durante a visão perde todas as forças naturais;

  2. recebe posteriormente força sobrenatural;

  3. mantém os olhos abertos;

  4. não respira durante a visão;

  5. fala sem respirar;

  6. a língua é controlada pelo Senhor;

  7. não tem qualquer consciência daquilo que o cerca durante a visão.


 


 

Durante os longos anos de apostasia, o dom profético foi desprezado, e assim, densas trevas envolveram o cristianismo.


 


 

Alguns profetas (Isaías, Daniel) receberam mensagens divinas que abrangeriam um grande período de tempo e seriam dirigidas a todos os homens. Outros receberam mensagens de aplicação local, de valor apenas para um grupo de pessoas (Elias, Eliseu, João Batista). É interessante saber que algumas mulheres também foram usadas por Deus como profetisas: Miriã (Êxodo 15:20), Débora (Juízes 4:4), Hulda (II Reis 22:14), Ana (Lucas 2:36). Os profetas eram importantes no processo educacional, fundando escolas (II Reis 2:1-18), e na obra da saúde (II Reis 5), trazendo cura para muitas pessoas. Em outros momentos repreenderam os pecados individuais e do povo em geral (I Reis 18:18). Através do ministério profético, reformas espirituais aconteceram (I Reis 18), por vezes a nação mergulhada no pecado se arrependia e recebia instruções sobre o plano da salvação.


 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As Revelações do Santuário”.