Vitória em meio ao Grande Conflito

15/08/2011 11:12

Satanás rebelou-se contra Deus no céu e ao ser derrotado induziu o ser humano a duvidar do Criador e desobedecer-Lhe. Desde então, Deus pôs em ação Seu plano idealizado antes da fundação do mundo, de salvar o pecador e devolver-lhe seu lugar em uma Terra renovada por Ele. Se a cortina que separa o mundo visível do invisível pudesse ser removida seria vista uma intensa luta entre Cristo e seus anjos contra Satanás e seus anjos maus pelo coração do ser humano. Todo o céu se acha a disposição daqueles ue amam a Deus para garantir-lhes a vitória contra as forças do mal. Vejamos a seguir a revelação de Deus de seu arsenal eficiente contra o pecado. A vitória é certa!

 

Lúcifer ao ser expulso do Céu transferiu o conflito para essa Terra. Busca levar o ser humano à rebelião contra Deus e Sua Palavra. Implantou um sistema de adoração que obscureceu a verdade, desviando o foco da função mediadora de Cristo pelo ser humano caído.

 

A estratégia do inimigo é enganar o ser humano misturando a verdade com o erro de tal maneira que a mentira pareça verdade. Satanás, o “deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo...” (II Coríntios 4:4)

 

  • Que armas Deus coloca à nossa disposição na luta contra o mal? Efésios 6:10-18

Deus, em Sua infinita bondade e misericórdia, providenciou para o homem caído algumas saídas: revestir-se de toda a armadura de Deus; vestir-se com a verdade e com a justiça; participar da pregação do evangelho; ter (desenvolver) o escudo da fé; colocar o capacete da salvação; usar a espada do Espírito (Bíblia); orar, vigiar e perseverar.

 

O propósito da Bíblia é apresentar o plano da salvação e nos alertar sobre as estratégias e ataques do inimigo (João 5:39; 8:32). O conhecimento da Bíblia e da verdade é uma lâmpada para nossos pés neste mundo escuro e tenebroso em que vivemos (II Pedro 1:19-20). Através da história, Deus tem levantado himens santos, os profetas, para guiar, advertir e orientar Seu povo. Em contrapartida, Satanás também faz uso de falsos profetas para distorcer a Palavra de Deus e enganar as pessoas com sinais, prodígios, milagres e curas (I João 4:1; II Pedro 2:1-3).

 

  • Qual é a função da oração no grande conflito? Mateus 26:41


Por estarmos envolvidos em um Grande Conflito entre o bem e as forças do mal, a oração se torna indispensável na vida cristã. “A oração e a fé farão o que nenhum poder da Terra conseguirá realizar” (Ciência do Bom Viver, p. 509). Ela nos protege, fortalece, reveste de poder, traz sabedoria do Céu para vivermos vitoriosos em meio ao grande conflito. Para que Deus responda nossas orações é necessário pedir com fé e não duvidar (Tiago 1:6; Marcos 11:24). Não há necessidade de participar de campanhas que envolvam dinheiro para que Deus atenda nossas orações.

 

A Igreja é o corpo visível de Cristo na Terra, da qual o próprio Cristo é a cabeça. Os membros são aqueles que aceitam a Jesus e se dispõe a fazer-Lhe a vontade. Por meio dela Deus mantém Suas verdades, une Seus filhos, desenvolve o amor fraternal, protege os oprimidos do inimigo. Sua missão: atrair pessoas e torná-las membros da família de Deus, preparando-as para o Céu (Mateus 28:19-20)

 

Jesus conquistou a vitória na cruz. Portanto, Satanás é um inimigo derrotado, mas, ainda busca enganar e seduzir o maior número de pessoas em sua rebelião contra o Criador. Deus nunca planejou a destruição, pois Ele não tem prazer na morte do ímpio, mas convida ao arrependimento. Porém, os que não andarem no caminho da salvação irão partilhar do mesmo destino do inimigo de Cristo, o lago de fogo (Apocalopse 20:10).

 

  • Qual o convite de Cristo para nós em meio ao Grande conflito? Hebreus 4:16

É confortante saber que no Grande Conflito, entre as forças do bem e do mal, somos mais que vencedores por meio de Cristo. Ele está no Santuário Celestial como Sumo Sacerdote (Hebreus 8:1-2). Os méritos de Sua justiça são nosso pela fé, Jesus levanta suas mãos feridas e diz ao Pai: “Meu Pai, Meu sangue foi por eles derramado. Eles são Meus”. É assim que Cristo garante a nossa vitória. Por isso, “nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo” (Romanos 8:1).


 

Extraído de “Estudos Bíblicos: As revelações do Santuário”